Não se deixe levar pela alegria, descuidando dos olhos nesse período, alerta a presidente da Sociedade Brasileira de Oftalmologia, Edna Almodin, que lista alguns cuidados essenciais para essa época, quando aumenta o uso de maquiagem com muito brilho.
Em locais fechados, os riscos de contrair uma conjuntivite aumentam consideravelmente. Em geral o período de incubação do vírus é de um a quatro dias, portanto se alguém tiver conjuntivite, quem estiver ao lado pode apresentar os sintomas depois do Carnaval
O Carnaval, que oficialmente é só no dia 25 de fevereiro (Terça-feira gorda), mas que os brasileiros comemoram desde o sábado anterior,é tempo de cair na folia, caprichar nos acessórios, maquiagem e fantasia. Quase ninguém sai de “cara lavada” nos blocos de rua ou participa dos ensaios de escolas de samba.
Por isso, durante o período de folia, a Sociedade Brasileira de Oftalmologia redobra o alerta que é preciso tomar o devido cuidado com os olhos. Durante a festa, crescem os casos de inflamação e conjuntivite, devido às aglomerações, principalmente em ambientes fechados, favorecendo a proliferação dos vírus das infecções oculares.